Colômbia reforça segurança na fronteira com a Venezuela

Colômbia mobiliza 30 mil militares na fronteira com a Venezuela e convocou o Conselho de Segurança da ONU por causa da crise no país vizinho. A declaração foi feita pela diretora do Departamento Administrativo da Presidência, Angie Rodríguez, nesse sábado (3). O governo colombiano estabeleceu um Posto de Comando Unificado, em Cúcuta, cidade com cerca de 650 mil habitantes na divisa com a Venezuela. Os mais de 30 mil membros da Força de Segurança devem atuar nos 2

InternacionalRádio Agência Nacionalem 04 de Janeiro, 2026 12h01m

Colômbia mobiliza 30 mil militares na fronteira com a Venezuela e convocou o Conselho de Segurança da ONU por causa da crise no país vizinho. A declaração foi feita pela diretora do Departamento Administrativo da Presidência, Angie Rodríguez, nesse sábado (3).

O governo colombiano estabeleceu um Posto de Comando Unificado, em Cúcuta, cidade com cerca de 650 mil habitantes na divisa com a Venezuela.

Os mais de 30 mil membros da Força de Segurança devem atuar nos 2.200 km da fronteira com o país vizinho, que vive o aprofundamento da crise, após Nicolás Maduro ter sido capturado pelo governo dos Estado Unidos. Para o governo colombiano, a presença de grupos criminosos transnacionais e guerrilhas são um "risco" a mais. 

A Colômbia convocou uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para esta segunda-feira, além de encontros da Organização dos Estados Americanos e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, para buscar uma posição regional coordenada.

Publicidade

Em outro país vizinho, a Guiana, o primeiro-ministro Mark Phillips, se reuniu com as Forças de Defesa e a Polícia da região de fronteira e declarou que o país permanece em "alerta máximo".

Enquanto isso, as restrições sobre o espaço aéreo do Caribe foram suspensas e os voos de companhias aéreas norte-americanas foram retomados. A informação foi anunciada pelo Secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean Duffy. Na manhã do sábado, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos havia restringido o espaço aéreo no Caribe e na Venezuela, por causa da ação militar de captura de Nicolás Maduro.

1:37

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Internacional

Trump diz que Venezuela "se comprometeu a entregar" petróleo aos EUA

A Venezuela concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade aos Estados Unidos, anunciou o presidente norte-americano Donald Trump. A informação foi publicada n

07 de Janeiro, 2026