ONU: sequestro de Maduro coloca em risco a segurança internacional

As Nações Unidas afirmaram que a operação militar dos Estados Unidos para sequestrar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, violou princípios fundamentais do direito internacional e tornou todos os países menos seguros. A declaração foi feita nesta terça-feira (6) pela porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani. Segundo ela, a responsabilização por violações de direitos humanos não pode ser alcançada por meio de intervenção militar unilateral

InternacionalRádio Agência Nacionalem 06 de Janeiro, 2026 11h01m

As Nações Unidas afirmaram que a operação militar dos Estados Unidos para sequestrar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, violou princípios fundamentais do direito internacional e tornou todos os países menos seguros. A declaração foi feita nesta terça-feira (6) pela porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani. 

Segundo ela, a responsabilização por violações de direitos humanos não pode ser alcançada por meio de intervenção militar unilateral. Para a porta-voz, longe de ser uma vitória para os direitos humanos, a intervenção fere a soberania venezuelana e a Carta da ONU, prejudicando a segurança internacional.

⏩ Ouça também: Oposicionista da Venezuela, María Corina Machado anuncia volta ao país

Ravina Shamdasani destacou que a instabilidade e a militarização na Venezuela, em resposta à ação americana, podem agravar a situação no país. A crise na Venezuela atinge quase oito milhões de pessoas. Isso significa que um em cada quatro venezuelanos precisa de assistência humanitária.

Publicidade

Segundo a ONU, o plano de resposta em vigor exige cerca de 600 milhões de dólares. A porta-voz fez um apelo aos Estados Unidos, às autoridades venezuelanas e à comunidade internacional para que garantam o pleno respeito ao direito internacional e aos direitos humanos.

1:18

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Internacional

Justiça dos EUA recua em acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles

Uma versão atualizada da acusação judicial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mostra que o órgão recuou na tese de que ele seria o c

06 de Janeiro, 2026