Governo deve enviar projeto para acabar com escala 6x1 após o Carnaval

O governo deve enviar ao Congresso, logo depois do Carnaval, um projeto de lei com urgência constitucional para acabar com a escala 6x1. O tema, assim como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, é prioridade neste ano para o presidente Lula. Atualmente, sete propostas discutem o assunto no Congresso Nacional. São quatro na Câmara, uma delas da deputada Érika Hilton; e três no Senado, incluindo a do senador Paulo Paim

PolíticaRádio Agência Nacionalem 05 de Fevereiro, 2026 08h02m

O governo deve enviar ao Congresso, logo depois do Carnaval, um projeto de lei com urgência constitucional para acabar com a escala 6x1. O tema, assim como a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, é prioridade neste ano para o presidente Lula. 

Atualmente, sete propostas discutem o assunto no Congresso Nacional. São quatro na Câmara, uma delas da deputada Érika Hilton; e três no Senado, incluindo a do senador Paulo Paim.  

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, prometeu acelerar o debate na Casa. Em entrevista à Agência Brasil, o senador Paulo Paim destacou que agora é o melhor momento para aprovar novas conquistas trabalhistas, já que é ano eleitoral e o assunto interessa a muita gente.

Publicidade

Pronto para votação

O texto no Senado está pronto para votação em plenário. A proposta determina o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso e a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 36 horas semanais. Paim explica que redução para 36 horas beneficia mais de 38 milhões de trabalhadores. 

Já na Câmara, a subcomissão especial que analisa uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovou a redução gradual da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais, mas rejeitou o fim da escala 6x1. 

2:18

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Política

Abertura do Congresso Nacional: por carta, Lula pede fim da escala 6x1

O Congresso Nacional realizou, nesta segunda-feira, a abertura do ano legislativo. A cerimônia teve início com a chegada do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Mo

02 de Fevereiro, 2026