Estado de São Paulo confirma 12ª morte por intoxicação por metanol

O governo do estado de São Paulo confirmou na noite desta quarta-feira (4) que um homem de 26 anos, de Mauá, região metropolitana da capital, morreu vítima de intoxicação por bebida alcoólica contaminada com metanol

SaúdeAgência Brasilem 05 de Fevereiro, 2026 08h02m

O governo do estado de São Paulo confirmou na noite desta quarta-feira (4) que um homem de 26 anos, de Mauá, região metropolitana da capital, morreu vítima de intoxicação por bebida alcoólica contaminada com metanol. Trata-se da 12ª morte por esta mesma causa no estado.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, o estado registra 52 casos confirmados de intoxicação por metanol.

São Paulo: 4 homens de 26, 45, 48 e 54 anos; São Bernardo do Campo: 1 mulher de 30 anos e 1 homem de 62 anos; Osasco: 2 homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27anos; Jundiaí: 1 homem de 37 anos; Sorocaba: 1 homem de 26 anos; e Mauá: 1 homem de 26 anos.

O governo estadual ainda investiga quatro óbitos, sendo 1 em Guariba (vítima de 39 anos), 1 em São José dos Campos (de 31 anos) e dois em Cajamar, de 29 e 38 anos.

>> Clique aqui e acompanhe a cobertura da Agência Brasil sobre as intoxicações por metanol no país. 

No ano passado, houve em São Paulo, sua região metropolitana e cidades em outros estados a comercialização de bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável. Muitos desses produtos continham metanol, substância tóxica e que podem causar a morte.

Publicidade

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Diante da gravidade, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para acompanhar o problema. Foram feitas várias operações policiais para apreensão de bebidas adulteradas e também para capturar os criminosos responsáveis pela adulteração.

Agora, com esta nova morte em São Paulo, o país já tem 17 óbitos provocados por consumo de bebida alcoólica contaminada por metanol. 

São Paulo é o estado mais atingido pelo problema.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Saúde

Brasil chega a 16 mortes confirmadas de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (19) novo boletim sobre intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. O número de mortes subiu para 16 em todo o país. São agor

20 de Novembro, 2025