COP30: povos originários abençoam solo onde ocorre Cúpula de Líderes

Antes mesmo das primeiras autoridades chegarem ao Parque da Cidade, em Belém (PA), o dia começou com cânticos, danças e o som dos maracás ecoando na porta do evento. Representantes indígenas, quilombolas e de comunidades amazônidas abençoaram o solo onde acontece, a partir de hoje (6), a Cúpula dos Líderes, uma agenda preparatória para a COP30, que começa na próxima semana na capital paraense

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 06 de Novembro, 2025 13h11m

Antes mesmo das primeiras autoridades chegarem ao Parque da Cidade, em Belém (PA), o dia começou com cânticos, danças e o som dos maracás ecoando na porta do evento. Representantes indígenas, quilombolas e de comunidades amazônidas abençoaram o solo onde acontece, a partir de hoje (6), a Cúpula dos Líderes, uma agenda preparatória para a COP30, que começa na próxima semana na capital paraense.

O ritual Gira de Raízes tem o propósito de fortalecer espiritualmente o território que recebe a reunião de chefes de Estado, marcada por debates sobre clima, sustentabilidade e preservação da Amazônia.

A cerimônia também foi marcada por momentos de silêncio e de celebração, simbolizando o encontro entre espiritualidade, cultura e resistência. Paralelamente à agenda oficial, o gesto reforça a presença e o protagonismo dos povos originários na discussão global sobre o clima, lembrando que, para quem vive e protege a floresta, a relação com a terra começa sempre com respeito e bênção.

1:27

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

Belém: Barqueata na Baía de Gauajará marca início da Cúpula dos Povos

Com o tema "A resposta somos nós", uma barqueata nas águas da Baía de Gauajará, em Belém, marcou a abertura da Cúpula dos Povos, nesta quarta-feira, em paralelo aos eventos da COP 30. A lideran

12 de Novembro, 2025