Marina classifica preços de hospedagens para COP30 como "achaque"

Um “absurdo” e um “achaque”. Foi assim que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu os preços das hospedagens em Belém, capital do Pará, que vai sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro deste ano. Marina afirmou que o governo está pensando em formas de garantir a participação de todos os países, sem previsão de mudança de cidade

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 03 de Agosto, 2025 16h08m

Um “absurdo” e um “achaque”. Foi assim que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu os preços das hospedagens em Belém, capital do Pará, que vai sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro deste ano. Marina afirmou que o governo está pensando em formas de garantir a participação de todos os países, sem previsão de mudança de cidade.

Para Marina Silva, é natural o aumento de preços em grandes eventos, mas é preciso garantir a participação das nações, sobretudo daquelas em desenvolvimento, cuja presença a ministra considera fundamental.

Em visita à capital paraense neste fim de semana, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o diálogo do governo com o setor hoteleiro tem surtido efeito e, segundo ele, todas as delegações vão conseguir hospedagem a preços justos.

Nos últimos dias, um grupo de negociadores internacionais apresentou à ONU preocupações com os preços das hospedagens em Belém, o que poderia impedir a participação das delegações representadas. Alguns chegaram a pedir que a COP30 fosse transferida para outra cidade.

Publicidade

Após isso, o presidente da COP30, o embaixador brasileiro André Corrêa Lago, descartou a mudança de local. Em conversa com jornalistas, na última sexta-feira, Lago afirmou que “os preços estão muitíssimos mais altos” e acrescentou que há uma operação do governo federal para "assegurar que todos os países, mesmo os mais pobres, possam” participar da COP.

Nas redes sociais, usuários relatam e postam imagens de simulações de hospedagem com valores bem acima dos praticados em outras temporadas. Até o fechamento desta matéria, a reportagem não conseguiu contato com entidades representativas do setor hoteleiro em Belém ou no Pará.

3:45

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Internacional

Brasil disponibiliza visto eletrônico para participantes da COP30

O Brasil vai conceder vistos eletrônicos especiais para os estrangeiros que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). As regras para concessão do docume

14 de Julho, 2025