Dono do Banco Master é preso quando tentava deixar o país

O dono do banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (18), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava deixar o país. Vorcaro foi preso durante a Operação Compliance Zero. Ele está detido na Superintendência da PF em São Paulo. A PF cumpre 25 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e dois de prisão temporária contra acusados de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

SegurançaRádio Agência Nacionalem 18 de Novembro, 2025 10h11m

O dono do banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (18), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava deixar o país. 

Vorcaro foi preso durante a Operação Compliance Zero. Ele está detido na Superintendência da PF em São Paulo.

A PF cumpre 25 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e dois de prisão temporária contra acusados de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

As ações acontecem nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Ouça mais: Banco Central decreta liquidação do Banco Master

Acusações

A operação busca combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras.

As investigações começaram em 2024 para apurar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira.

Publicidade

Segundo a PF, esses títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Os alvos da operação estão sendo investigados por diversos crimes, como organização criminosa e gestão fraudulenta e temerária.

Vorcaro foi detido um dia depois de a Fictor Holding Financeira ter anunciado que compraria o Master.

*Essa notícia está em atualização

1:19

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Política

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (4), a convocação e a quebra do sigilo telemático, bancário e fiscal do

04 de Dezembro, 2025