
A Fiocruz impulsionou uma ferramenta para monitorar as propagandas em plataforma digital dos substitutos do leite materno. A plataforma foi desenvolvida por Cristiano Boccolini, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da fundação, e seu diferencial é a programação em código aberto e sua gratuidade.
Segundo Boccolini, o usuário tem controle do monitoramento, quais sites estão sendo acompanhados, quais palavras-chave são utilizadas e quais são os produtos de interesse, o que permite o acesso completo a todo o processo. O pesquisador ainda explica que a ferramenta consegue varrer sites comerciais, redes sociais, anúncios pagos (dark posts), entre outros, o que representa um grande avanço para a saúde pública, porque poderá, mais à frente, ser usada para monitorar propaganda de álcool, tabaco, cigarro eletrônico, refrigerante e outros produtos.
No Brasil, o aleitamento materno ainda é um desafio. Em 2019, apenas 46% dos bebês eram amamentados exclusivamente até os seis meses, e somente 35% até os dois anos.
© Antônio Cruz/Agência Brasil/ A Saúde Sistema foi desenvolvido por pesquisador da Fiocruz Rio de Janeiro Fiocruz cria ferramenta para monitorar substitutos do leite materno 22/05/2025 - 13:48 Sâmia Mendes / Raíssa Saraiva Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional Fiocruz leite Materno Aplicativo monitoramento Inova Fiocruz quinta-feira, 22 Maio, 2025 - 13:48 1:46