Deputados questionam a ação no Rio e discutem medidas contra o crime

Deputados federais discutiram alternativas legislativas para enfrentar o crime organizado, após a operação policial ocorrida no Rio de Janeiro nessa terça-feira. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Reimont, do PT do Rio, questionou o planejamento da ação pelo governo estadual. Reimont comparou a operação com as realizadas pela Polícia Federal no estado, nas quais foram feitas apreensões de mais de 10 toneladas de drogas sem nenhuma morte

PolíticaRádio Agência Nacionalem 29 de Outubro, 2025 21h10m

Deputados federais discutiram alternativas legislativas para enfrentar o crime organizado, após a operação policial ocorrida no Rio de Janeiro nessa terça-feira.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Reimont, do PT do Rio, questionou o planejamento da ação pelo governo estadual.

Reimont comparou a operação com as realizadas pela Polícia Federal no estado, nas quais foram feitas apreensões de mais de 10 toneladas de drogas sem nenhuma morte.

Já a deputada Talíria Petrone, do PSOL do Rio, equiparou a operação ao Massacre do Carandiru, quando a polícia paulista invadiu o centro de detenção e matou 111 presos.

Os deputados da base do governo defenderam a aprovação da PEC da Segurança, encaminhada pelo executivo para votação no Congresso. A proposta de emenda à constituição prevê uma maior articulação federal com os estados para o combate ao crime organizado.

O deputado Guilherme Derrite, do PP, secretário licenciado de segurança de São Paulo, voltou à Câmara para relatar a proposta que iguala facções e milícias a organizações terroristas.

Publicidade

Derrite ainda defendeu a operação no Rio e afirmou que as forças policiais foram corajosas.

O projeto que amplia o escopo da lei antiterrorismo deve ser votado na próxima semana.

Já a PEC da Segurança Pública ainda é discutida em uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

3:01

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas