Disponibilidade de água renovável no mundo caiu 7% em 10 anos

O planeta enfrenta cada vez mais escassez de água doce, divulgou nesta terça-feira (16) a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Ao longo da última década, a disponibilidade de água renovável por pessoa caiu 7% no planeta. Além disso, segundo a FAO, cresce a demanda que desafia o desenvolvimento sustentável. O norte da África e os países árabes da Ásia Ocidental enfrentam a situação mais extrema. Kuwait e Qatar estão entre os países com menos recursos hídricos per capita

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 16 de Dezembro, 2025 14h12m

O planeta enfrenta cada vez mais escassez de água doce, divulgou nesta terça-feira (16) a FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.  Ao longo da última década, a disponibilidade de água renovável por pessoa caiu 7% no planeta.

Além disso, segundo a FAO, cresce a demanda que desafia o desenvolvimento sustentável. O norte da África e os países árabes da Ásia Ocidental enfrentam a situação mais extrema. Kuwait e Qatar estão entre os países com menos recursos hídricos per capita.

A agricultura continua sendo o principal consumidor de água no mundo, mais de 70% da captação total. O uso de água pela agricultura chega a mais de 90% dos recursos disponíveis no Timor-Leste, por exemplo.

Publicidade

Em contraste com a situação mundial, países como o Brasil - o maior produtor mundial de soja - mantêm elevados níveis de água renovável disponíveis. O país se destaca pela escala dos sistemas de irrigação, o 9º lugar mundial entre os países com mais terras equipadas, o que permite o gerenciamento mais preciso e automatizado dos recursos hídricos.

1:10

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

Degradação do solo afeta 1,7 bilhão de pessoas no mundo

A redução da produção agrícola por causa da degradação do solo afeta cerca de um bilhão e setecentos milhões de pessoas no mundo, de acordo com pesquisa da FAO, a Organização das Nações U

04 de Novembro, 2025