Entenda o que é a COP30 e como ela é importante para o planeta

As emergências climáticas estão cada vez mais presentes nos noticiários e na vida das pessoas. Chuvas devastadoras no Rio Grande do Sul, secas mais severas no Nordeste, cheias e estiagens históricas na Amazônia. Incêndios no Cerrado, no Pantanal e cidades tomadas pela fumaça, como Brasília, Santarém e São Paulo. Segundo os cientistas, esses fenômenos tendem a ocorrer com mais frequência e gravidade — resultado do aquecimento global. Os alertas sobre as mudanças no clima são feitos há pelo menos três décadas

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 21 de Outubro, 2025 13h10m

As emergências climáticas estão cada vez mais presentes nos noticiários e na vida das pessoas. Chuvas devastadoras no Rio Grande do Sul, secas mais severas no Nordeste, cheias e estiagens históricas na Amazônia. Incêndios no Cerrado, no Pantanal e cidades tomadas pela fumaça, como Brasília, Santarém e São Paulo.

Segundo os cientistas, esses fenômenos tendem a ocorrer com mais frequência e gravidade — resultado do aquecimento global. Os alertas sobre as mudanças no clima são feitos há pelo menos três décadas.

E dentro de alguns dias, o Brasil recebe a principal instância global de negociações sobre o clima: a 30ª Conferência das Partes, a COP30. O evento acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará, no coração da Amazônia.

Nos dias 6 e 7, ocorre a Cúpula de Chefes de Estado, que reúne líderes mundiais para definir compromissos e o tom das negociações. A COP foi criada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, assinada em 1992, na Cúpula da Terra, a ECO92, também realizada no Brasil.

Publicidade

Atualmente, 198 países fazem parte da Convenção. Ela tem como objetivo estabilizar a concentração de gases de efeito estufa e evitar interferências humanas perigosas no sistema climático. 

O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, o IPCC, aponta que o planeta já está 1,1 grau Celsius mais quente do que antes da Revolução Industrial. E alerta que, até 2030, o aquecimento pode se aproximar de 2 graus, caso as emissões não sejam reduzidas.

Nas próximas semanas, a Radioagência Nacional vai publicar dez episódios explicando os principais pontos da COP30 e dos acordos do clima da ONU — sempre às terças e quintas. No próximo, você confere como será a Conferência de Belém.

2:58

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas