Pré-COP começa em Brasília com a presença de 67 países

Sessenta e sete países deram início às negociações sobre o clima na Pré-COP, em Brasília, nesta segunda-feira (13). São líderes regionais e países-chave no evento. A Pré-COP é o momento para os negociadores resolverem as primeiras dúvidas, esclarecer em posicionamentos. Ainda não é hora de decisões, mas de dar esses primeiros passos. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, fez o discurso de abertura. Mencionou a queda de quase 50% no desmatamento e políticas brasileiras para a indústria e energia verde

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 13 de Outubro, 2025 14h10m

Sessenta e sete países deram início às negociações sobre o clima na Pré-COP, em Brasília, nesta segunda-feira (13). São líderes regionais e países-chave no evento. 

A Pré-COP é o momento para os negociadores resolverem as primeiras dúvidas, esclarecer em posicionamentos.  Ainda não é hora de decisões, mas de dar esses primeiros passos.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, fez o discurso de abertura. Mencionou a queda de quase 50% no desmatamento e políticas brasileiras para a indústria e energia verde. Ressaltou o papel do Brasil na agenda climática do mundo.

"Com essa estratégia, o Brasil reafirma sua vocação como potência em bioenergia e inovação climática. Enquanto o mundo ainda debate caminhos,  nós já temos resultados concretos, legislação moderna e governança integrada".

A ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, defendeu que territórios e comunidades tradicionais sejam reconhecidos no combate às mudanças climáticas para que políticas e financiamento cheguem a elas:  

"quem tem as melhores práticas e projetos de adaptação e combate ao desmatamento.  Possamos também trazer resoluções que reconheçam os territórios como sumidouros de carbono.  E, portanto, que as políticas de proteção deste território sejam políticas climáticas".

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou o relatório preliminar do Círculo de Finanças. O documento traz prioridades para financiar países em desenvolvimento e estratégias para florestas, investimentos e mercado de carbono.

Publicidade

"Essas iniciativas traduzem de forma prática o que o Círculo tem defendido. Quais sejam: cooperação, inovação e a escala para transformar ambição em resultados concretos."

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fechou a cerimônia. Destacou que as discussões do balanço ético global foram 56 relatórios gerados que afirmaram a importância da cooperação multilateral e da diversidade.  

"Para que possamos evitar não apenas o ponto de não retorno do sistema climático global,  mas também o ponto de não retorno do multilateralismo climático que está sendo questionado em função da baixa implementação que alcançou dos consensos que até aqui foram estabelecidos".  

A Pré-COP acontece nesta segunda (13) e terça-feira em Brasília (DF).  A COP30 é de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).

2:45

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

Brasil tem a menor emissão de gases do efeito estufa em 16 anos

As emissões brasileiras de gases do efeito estufa são as menores em 16 anos, de acordo com levantamento do Observatório do Clima, divulgado nesta segunda-feira (3). No ano passado, o país emitiu n

03 de Novembro, 2025