Governadores de 9 estados se reúnem em Fortaleza para a COP Nordeste

Governadores dos nove estados nordestinos participam hoje da COP Nordeste, em Fortaleza, no Ceará. A iniciativa busca consolidar uma agenda regional de desenvolvimento para a região e integra a 3ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Durante o evento serão anunciados o número de inscritos no programa Chamada Nordeste, do governo federal

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 17 de Setembro, 2025 14h09m

Governadores dos nove estados nordestinos participam hoje da COP Nordeste, em Fortaleza, no Ceará. A iniciativa busca consolidar uma agenda regional de desenvolvimento para a região e integra a 3ª Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável do Semiárido.

Durante o evento serão anunciados o número de inscritos no programa Chamada Nordeste, do governo federal. O programa pretende injetar até R$10 bilhões para apoiar iniciativas com foco no desenvolvimento industrial e na reindustrialização da Região.

No entanto, o número de projetos inscritos superou as expectativas: foram recebidas 246 propostas que somam R$ 27,8 bilhões. Segundo a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), todos os estados nordestinos estão contemplados.

As principais áreas dos projetos apresentados são:

hidrogênio verde; data centers; e energia renovável.

A divulgação das iniciativas que receberão os recursos da Chamada Nordeste será feita no dia 28 de novembro.

Publicidade

Além disso, durante a COP Nordeste será formalizado um Acordo de Cooperação Técnica com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, e também a assinatura da Carta Compromisso de Transformação Ecológica no Nordeste.

A Conferência segue até a próxima sexta-feira (19) e marca um passo decisivo para que a Região Nordeste leve uma agenda unificada para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em Novembro, em Belém do Pará.

*Com produção de Luciene Cruz.

1:51

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas