Projeto no Pará busca garantir sobrevivência de peixes-boi resgatados

Um projeto implantado no Pará quer garantir a sobrevivência dos peixes-boi. A ideia é criar alternativas para garantir a sobrevivência de animais resgatados, fortalecendo as ações de reabilitação, aclimatação e reintegração desses à natureza. A iniciativa vai beneficiar principalmente filhotes órfãos. Tanto o peixe-boi marinho quanto o amazônico estão ameaçados de extinção. O marinho está classificado como "Em perigo"; e o amazônico é considerado "Vulnerável"

Meio AmbienteRádio Agência Nacionalem 22 de Julho, 2025 11h07m

Um projeto implantado no Pará quer garantir a sobrevivência dos peixes-boi. A ideia é criar alternativas para garantir a sobrevivência de animais resgatados, fortalecendo as ações de reabilitação, aclimatação e reintegração desses à natureza. A iniciativa vai beneficiar principalmente filhotes órfãos.

Tanto o peixe-boi marinho quanto o amazônico estão ameaçados de extinção. O marinho está classificado como "Em perigo"; e o amazônico é considerado "Vulnerável". O “Projeto de Conservação de Peixes-Boi no Estado do Pará” é uma iniciativa conjunta do Instituto Bicho D’Água, do Ibama, que tem apoio institucional do Museu Emílio Goeldi.

O plano de ação para conservação da espécie conta com uma parceria com a Universidade Federal do Pará e o Centro de Reabilitação de Fauna Aquática, no município de Castanhal, que vai receber os filhotes de peixe-boi que encalharam na região do baixo Amazonas.

Publicidade

Eles estão em processo de reabilitação e, posteriormente, serão encaminhados para um recinto de aclimatação para a soltura, que será construído em Soure, na Ilha do Marajó. A unidade terá capacidade para atender até oito peixes-boi. Após serem reintegrados à natureza, eles ainda serão monitorados por cerca de dois anos para que seja garantido o sucesso da operação e para que sejam realizados estudos sobre a espécie.

Segundo o Instituto Bicho D’água, 50 mamíferos estão atualmente em reabilitação no estado do Pará. Muitos são filhotes resgatados órfãos, cujas mães foram caçadas. Esses filhotes - sem a mãe - não sobreviveriam se não fossem apoiados e cuidados para reintegração. Somente neste ano, 21 animais ficaram encalhados e precisaram ser resgatados no oeste paraense e na ilha de Marajó.

2:02

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Segurança

FAB intercepta avião usado no tráfico de drogas no Pará

Baixar Tocar Uma aeronave de pequeno porte, usada no tráfico de drogas, foi interceptada por dois caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira nessa quinta-feira (15) enquanto fazia a rota so

16 de Maio, 2025