Giro internacional: onda de protestos continua no Peru

Mesmo após a destituição da presidente Dina Boluarte, na semana passada, a onda de protestos continua no Peru. As manifestações são lideradas pela chamada Geração Z, pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. Os protestos, que se espalharam pelo país contra o governo de Dina Boluarte, agora têm como foco o presidente interino, José Jerí. Ontem (15), centenas de manifestantes se reuniram perto da fachada do Palácio Legislativo, no centro da capital, Lima. Eles tentaram derrubar barreiras de segurança

InternacionalRádio Agência Nacionalem 16 de Outubro, 2025 21h10m

Mesmo após a destituição da presidente Dina Boluarte, na semana passada, a onda de protestos continua no Peru. As manifestações são lideradas pela chamada Geração Z, pessoas que nasceram entre 1995 e 2010. 

Os protestos, que se espalharam pelo país contra o governo de Dina Boluarte, agora têm como foco o presidente interino, José Jerí. Ontem (15), centenas de manifestantes se reuniram perto da fachada do Palácio Legislativo, no centro da capital, Lima. Eles tentaram derrubar barreiras de segurança. A polícia interveio disparando gás lacrimogêneo e houve confronto. Uma pessoa morreu baleada e mais de 100 ficaram feridas. 

Manifestantes pedem a saída de Jerí porque, no começo deste ano, ele foi acusado de agressão sexual por uma mulher, mas o caso foi arquivado por falta de provas. Os protestos também exigem medidas contra o aumento da violência e da corrupção no país.

Uruguai

O Senado do Uruguai aprovou um projeto de lei que legaliza a eutanásia no país. Chamada de "morte digna", a iniciativa permitirá que pacientes antecipem a morte com assistência médica para evitar dor e violência. Para ter acesso ao procedimento é preciso ser mentalmente capaz e ter uma doença terminal incurável ou que cause sofrimento insuportável. Como já tinha o aval da Câmara, o projeto vai à sanção ou veto do presidente uruguaio, Yamandú Orsi, que já se manifestou a favor da medida. Com a aprovação, o Uruguai se tornará o terceiro país da América Latina a legalizar a eutanásia.

Publicidade

Submersível Titan

Uma falha de engenharia levou à implosão do submersível Titan, em junho de 2023. A conclusão é do relatório final do Conselho de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos. Segundo o documento, o Titan sofreu danos no casco em oito missões de teste antes da implosão. A investigação mostrou ainda que o processo de fabricação não atendia aos requisitos de resistência e durabilidade para um mergulho naquela profundidade. 

A implosão do Titan matou as cinco pessoas a bordo, inclusive o diretor-executivo da OceanGate, proprietário do submersível. A embarcação mergulhava para explorar os destroços do Titanic.

*Com informações da agência Reuters

2:32

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Internacional

Giro internacional: Israel volta a atacar a Faixa de Gaza

Israel ataca Faixa de Gaza: As forças de Israel voltaram a atacar a Faixa de Gaza hoje, mesmo com o cessar-fogo. O governo israelense afirmou que o país lançou cento e cinquenta e três toneladas d

20 de Outubro, 2025