Brasil e Índia devem ampliar cooperação econômica e comércio bilateral

Brasil e Índia estudam formas de ampliar a cooperação econômica e fortalecer o comércio bilateral. Foi o que destacou o presidente Lula ao receber o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta terça-feira, no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o encontro, foram assinados acordos nas áreas de segurança pública, agricultura, energia renovável, transformação digital e propriedade intelectual

InternacionalRádio Agência Nacionalem 08 de Julho, 2025 18h07m

Brasil e Índia estudam formas de ampliar a cooperação econômica e fortalecer o comércio bilateral. Foi o que destacou o presidente Lula ao receber o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, nesta terça-feira, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Durante o encontro, foram assinados acordos nas áreas de segurança pública, agricultura, energia renovável, transformação digital e propriedade intelectual.

O presidente Lula voltou a dizer que o Brasil não quer "uma segunda Guerra Fria", que os países são soberanos, e que não aceita as críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brics.  

A visita de Estado de Narendra Modi ocorre após a Cúpula do Brics, realizada nos últimos dois dias, no Rio de Janeiro. O grupo de países emergentes atualmente é comporto por 11 nações do Sul Global.

Publicidade

O primeiro-ministro indiano também condenou as guerras e destacou a relevância da cooperação entre Brasil e Índia, como duas grandes democracias.

Durante o encontro, Lula condecorou Modi com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção de honra nacional destinada a personalidades estrangeiras. 

2:48

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Economia

Fórum econômico discute novas parcerias entre Brasil e Índia

Com o objetivo de acelerar a integração comercial entre o Brasil e a Índia, empresários, diplomatas e representantes dos governos dos dois países discutiram nesta segunda-feira (7) oportunidades

07 de Julho, 2025