Líder do Irã reivindica vitória sobre Israel e EUA

Em uma mensagem transmitida pela televisão estatal iraniana, o aiatolá Ali Khamenei reivindicou nesta quinta-feira (26) a vitória sobre Israel e os Estados Unidos no conflito direto que durou 12 dias neste mês. O líder da República Islâmica também negou que os ataques às instalações nucleares tenham causado grandes danos, ao contrário do que foi afirmado pelo presidente norte-americano Donald Trump

InternacionalRádio Agência Nacionalem 26 de Junho, 2025 13h06m

Em uma mensagem transmitida pela televisão estatal iraniana, o aiatolá Ali Khamenei reivindicou nesta quinta-feira (26) a vitória sobre Israel e os Estados Unidos no conflito direto que durou 12 dias neste mês. O líder da República Islâmica também negou que os ataques às instalações nucleares tenham causado grandes danos, ao contrário do que foi afirmado pelo presidente norte-americano Donald Trump.

O diretor da Inteligência dos Estados Unidos, John Ratcliff, publicou um documento nessa quarta-feira (25), desmentindo o suposto vazamento de um relatório que colocava em dúvida se o programa nuclear iraniano havia sido seriamente afetado pelos ataques norte-americanos.

Independentemente da disputa de versões, o líder do Irã disse que os ataques norte-americanos às instalações nucleares do Irã exigem um processo legal por parte de tribunais internacionais. Ele também prestou homenagem aos comandantes militares e cientistas mortos nos ataques de Israel à capital Teerã e a diversos outros pontos espalhados por todo território iraniano.

Publicidade

Nessa quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos defendeu o primeiro-ministro de Israel a respeito do julgamento por corrupção contra Benjamin Netanyahu, e escreveu que o processo deveria ser cancelado. Netanyahu agradeceu o apoio de Trump, enquanto o líder da oposição israelense Yair Lapid disse que Trump não deveria interferir em um processo legal de um país independente.

1:42

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Internacional

Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após ataque ao Irã

A Embaixada de Israel em Brasília e o Consulado-Geral israelense em São Paulo estão fechados para o público nesta sexta-feira (13) e não têm data de reabertura. Apesar disso, não há informaç

13 de Junho, 2025