Defesa Civil de São Paulo alerta para fortes tempestades neste sábado

A capital paulista começou a sexta-feira (7)com nebulosidade e temperatura em elevação. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam, o sol aparece e faz calor, com a temperatura máxima chegando aos 28°C. Os menores índices de umidade chegam perto de 35%

GeralAgência Brasilem 07 de Novembro, 2025 11h11m

A capital paulista começou a sexta-feira (7)com nebulosidade e temperatura em elevação. No decorrer do dia, as nuvens se dissipam, o sol aparece e faz calor, com a temperatura máxima chegando aos 28°C. Os menores índices de umidade chegam perto de 35%. No final da noite as nuvens voltam a aumentar e há chance de chuva isolada e rápida, segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade de São Paulo.

O sábado (8) deve começar com pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade entre a madrugada e o amanhecer, acompanhadas de trovoadas, raios e intensas rajadas de vento, que podem superar os 80km/h. Há potencial para formação de alagamentos, e principalmente queda de árvores.

Estado de São Paulo

A Defesa Civil do estado de São Paulo, emitiu, nesta quinta-feira (6), um alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira (7) e sábado (8), em razão da atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. O sistema deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diferentes regiões do estado.

“Com a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões pontuais. As rajadas previstas chamam atenção pela intensidade e podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas”, alertam os meteorologistas.

Publicidade

Os ventos devem chegar a 115 km/h no litoral norte; 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e região de Itapeva; 100 km/h na região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira; 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Os acumulados de chuva devem ocorrer na região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte (médio acumulado); o alto acumulado, em Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara; muito alto acumulado: Presidente Prudente e Marília.

As recomendações à população são as de evitar áreas arborizadas e não estacionar veículos sob árvores; recolher objetos soltos em varandas e quintais; durante tempestades com raios, evitar áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água; não atravessar áreas alagadas. Caso um fio energizado caia sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Geral

Celebração à memória de Víctor Jara ocorre neste sábado em São Paulo

A 8ª edição brasileira das Mil Guitarras para Víctor Jara ocorre neste sábado (20), das 11h às 20h, no Galpão Cultural Elza Soares, nos Campos Elísios, região central da capital paulista

20 de Setembro, 2025