Brasil vence 4 jogos no 1º dia do Campeonato das Américas de Goaball

O Brasil foi avassalador no primeiro dia do Campeonato das Américas de goalball, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), na Vila Guarani, na zona sul da capital paulista

EsportesAgência Brasilem 29 de Julho, 2025 20h07m

O Brasil foi avassalador no primeiro dia do Campeonato das Américas de goalball, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), na Vila Guarani, na zona sul da capital paulista. As seleções masculina e feminina somaram duas vitórias cada uma nesta terça-feira, pela fase de grupos. A estreia de ambas foi com goleada sobre o Peru: a masculina aplicou 11 a 1 e a feminina 7 a 0.

No final da tarde, as equipes brasileiras voltaram à quadra para mais duas partidas. No clássico sul-americano, o Brasil derrotou a Argentina por 12 a 5, enquanto a seleção feminina superou a dos Estados Unidos por 8 a 2.

Fim de jogo antecipado! Com o placar de 🇧🇷 11 x 1 🇵🇪, por conta dos 10 pontos de diferença, o jogo encerrou com 7 minutos para o fim do 2º tempo! 🎉 Agora é a vez da seleção feminina entrar em quadra contra o Peru 🇵🇪, à 10h10.#BrasilParalímpico @Caixa @CAIXAEsportes… pic.twitter.com/FjD4Vazptj

— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) July 29, 2025

“Este é o início do ciclo [paralimpico]. A gente sabe que é uma competição um pouquinho mais difícil por ser a primeira do ano. E estrear ganhando é a melhor coisa; é saber que estamos no caminho certo”, analisou o jogador Paulo Saturnino, da classe B1 (cegos totais), que marcou seis dos 11 gols da vitória contra o Peru.

Publicidade

Já a equipe feminina só volta a competir às 9h de quinta (31), contra o Chile, pelo Grupo B (o Panamá completa a chave). Autora de dois dos sete gols da vitória da amarelinha sobre o Peru, Jéssica Vitorino saiu satisfeita da quadra.

“Toda estreia tem aquele frio na barriga, isso é normal, mas mantivemos a nossa defesa, que é muito potente. Todas puderam entrar em quadra e dar o seu melhor, e foi aí que conseguimos superar o nosso primeiro desafio”, analisou a atleta da classe B3 (consegue definir imagens).

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (@cbdvoficial)

O Campeonato das Américas reúne 11 seleções femininas e 12 masculinas. Os campeões asseguram vaga no Mundial de goalball de 2026, em Hangzhou (China). A seleção brasileira masculina já tem vaga garantida por ter conquistado o título mundial na última edição (2022), em Portugal, quando tornou-se a única seleção tricampeã do mundo no goalball. Abaixo da amarelinha, estão Lituânia e Alemanha, ambas bicampeãs.

Publicidade

Notícias relacionadas