Banco Mundial prevê diminuição do crescimento global para 2,3%

Baixar Tocar Novo relatório do Banco Mundial, lançado neste mês, projeta a diminuição do crescimento em quase 70% de todas as economias mundiais em 2025. De acordo com o documento, o crescimento global deve desacelerar para 2,3% neste ano, quase meio ponto abaixo do projetado em janeiro. Esse seria o ritmo mais lento desde 2008, ano da crise mundial de empréstimos imobiliários nos Estados Unidos

EconomiaRádio Agência Nacionalem 11 de Junho, 2025 13h06m

Novo relatório do Banco Mundial, lançado neste mês, projeta a diminuição do crescimento em quase 70% de todas as economias mundiais em 2025. De acordo com o documento, o crescimento global deve desacelerar para 2,3% neste ano, quase meio ponto abaixo do projetado em janeiro.

Esse seria o ritmo mais lento desde 2008, ano da crise mundial de empréstimos imobiliários nos Estados Unidos.

Caso as previsões do Banco Mundial para os próximos dois anos se concretizarem, o crescimento médio desta década pode ser o mais lento desde os anos 1960.

Segundo o economista-chefe do Banco Mundial, Indermit Gill, com exceção da Ásia, o crescimento econômico dos países em desenvolvimento, incluindo América Latina, têm diminuído, passando de 6% nos anos 1990 para menos de 4% nesta década.

Publicidade

O estudo publicado agora, em junho, não considera os períodos de recessão e também descarta uma possibilidade futura de recessão global. A principal "culpada" da desaceleração econômica, de janeiro para cá, seriam as tensões e barreiras comerciais, principalmente entre grandes potências, como Estados Unidos e China, e as incertezas políticas em diversos países.

Se as atuais disputas comerciais fossem resolvidas com a redução das tarifas pela metade, em relação aos níveis do mês passado, o Banco Mundial prevê um crescimento global de 0,2 ponto porcentual mais forte.

O relatório também sugere que, embora o Brasil não seja tão fortemente dependente do comércio exterior, por isso, menos impactado pelas disputas tarifárias, ainda assim o país enfrenta desafios. Mesmo com esse cenário, em maio deste ano, o governo federal subiu para 2,4% a projeção de crescimento do PIB de 2025.

© REUTERS/Yuri Gripas/Proibida reprodução Economia Barreiras comerciais provocariam desaceleração econômica São Luís 11/06/2025 - 13:56 Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Banco Mundial crescimento econômico barreiras comerciais quarta-feira, 11 Junho, 2025 - 13:56 1:50

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas