Estudantes fazem apresentação de ópera à população de São Luís

O trecho da ópera Carmen de Bizet é famoso. Muita gente já ouviu em filmes, desenhos ou comerciais. Mas, no próximo domingo, a famosa ópera francesa, que completa 150 anos, poderá ser vista ao vivo e de graça em praça pública no centro histórico da capital maranhense. E melhor, será encenada por 300 estudantes entre 7 e 9 anos, de quatro escolas da rede municipal de São Luís. O projeto "Ópera para Todos" é uma iniciativa que une a apreciação de música erudita e o processo de alfabetização das crianças

CulturaRádio Agência Nacionalem 28 de Novembro, 2025 12h11m

O trecho da ópera Carmen de Bizet é famoso. Muita gente já ouviu em filmes, desenhos ou comerciais. Mas, no próximo domingo, a famosa ópera francesa, que completa 150 anos, poderá ser vista ao vivo e de graça em praça pública no centro histórico da capital maranhense. E melhor, será encenada por 300 estudantes entre 7 e 9 anos, de quatro escolas da rede municipal de São Luís. 

O projeto "Ópera para Todos" é uma iniciativa que une a apreciação de música erudita e o processo de alfabetização das crianças. E já faz parte do calendário cultural da capital maranhense, como explica Celes Murá, idealizadora do projeto. "A ópera, com seus textos vívidos, com suas histórias intensas, transbordam para a leitura e para a escrita, nesse projeto que junta arte e alfabetização", conta.

Em 2003, o projeto "Ópera para Todos" recebeu o prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Os ensaios gerais desse ano já estão sendo realizados na Praça Maria Aragão e servem para as crianças irem se acostumando com o local, onde se apresentarão para cerca de 2.000 pessoas. A apresentação é fruto de um trabalho de meses que convida as crianças a entrarem no universo da arte, da leitura e da escrita. Ela acontece neste domingo, às 19h, na Praça Maria Aragão, centro da capital maranhense.

1:36

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Cultura

Festival Batalha na Praça celebra cultura urbana em São Luís

A partir desta quinta-feira (22), São Luís, capital do Maranhão, celebra a cultura urbana feita no estado por meio do Festival Audiovisual Batalha na Praça, que em 2026 completa dez anos. Até o p

22 de Janeiro, 2026