Viva Maria destaca filme que conta a trajetória de Dona Onete

Na tarde de quinta-feira (20), um incêndio atingiu o pavilhão da Blue Zone, o espaço oficial de negociações da COP30, em Belém, com a evacuação imediata e interrompendo as atividades no local. Depois de uma avaliação, a organização da Conferência confirmou que o local foi inspecionado pelo corpo de bombeiros e devolvido as atividades

CulturaRádio Agência Nacionalem 21 de Novembro, 2025 08h11m

Na tarde de quinta-feira (20), um incêndio atingiu o pavilhão da Blue Zone, o espaço oficial de negociações da COP30, em Belém, com a evacuação imediata e interrompendo as atividades no local.

Depois de uma avaliação, a organização da Conferência confirmou que o local foi inspecionado pelo corpo de bombeiros e devolvido as atividades.

No retorno às transmissões direto da Blue Zone, o Viva Maria desta sexta-feira, 21, destaca a força simbólica da grande sumaúma que permanece firme na entrada principal da conferência. Lembrando que a 'Amazônia resiste, mesmo quando ferida'. É nesse espírito que o programa segue em frente, celebrando a resistência de tantas mulheres que inspiram a região.

Entre elas está Dona Onete, que aos 86 anos continua conduzindo sua arte com a mesma vitalidade que marca sua trajetória. Nesta semana, o Viva Maria acompanhou a avant-première do filme “Dona Onete – Meu Coração Neste Pedacinho Aqui”, que chega em breve aos cinemas.

Publicidade

Dirigido por Mini Kerti, o longa revisita as raízes da artista de Igarapé-Miri, no Pará, que é ícone da música amazônica. Dona Onete é conhecida por sucessos como Jamburana e Banzeiro.

A diretora do filme contou que descobriu a artista por meio de suas canções. “A voz dela é muito forte, potente, grave, rouca, original. Quando eu fui descobrindo sobre a vida dela, que ela tinha sido professora, que ela se formou, que ela foi secretária de Cultura de Garapé-Miri, que ela fazia o boi, que ela fazia o carnaval, que ela foi ativista e ativa a vida toda", disse Kerti.

Confira no player.

10:03

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

Viva Maria ouve as vozes paraenses que irão participar da COP30

Olá, minha gente querida! Há exatos 15 dias da abertura oficial da COP 30 que, inclusive de 10 a 21 de novembro, vai fazer de Belém, Pará, a capital do Brasil! Claro que de forma simbólica e some

27 de Outubro, 2025