Catálogo inédito do Museu Nacional reúne fotografias históricas

O Museu Nacional lançou, nesta terça-feira (30), um catálogo inédito de fotografias históricas. O material reúne imagens produzidas a partir de cópias em papel de negativos em vidro perdidos no incêndio que afetou o museu em 2018. Foram destruídos 85% do seu acervo, que contava com 20 milhões de itens antes da tragédia

CulturaRádio Agência Nacionalem 30 de Setembro, 2025 20h09m

O Museu Nacional lançou, nesta terça-feira (30), um catálogo inédito de fotografias históricas. O material reúne imagens produzidas a partir de cópias em papel de negativos em vidro perdidos no incêndio que afetou o museu em 2018. Foram destruídos 85% do seu acervo, que contava com 20 milhões de itens antes da tragédia. 

O catálogo “Vestígios Visuais: As Pranchas Fotográficas do Museu Nacional” reúne 213 pranchas fotográficas históricas, que documentam aspectos significativos da atuação científica e curatorial da instituição ao longo da primeira metade do século XX. O material também será disponibilizado em formato digital. 

O projeto foi organizado por Jorge Dias da Silva Junior, chefe da Seção de Memória e Arquivo, e Ana Luiza Castro do Amaral, chefe do Laboratório Central de Conservação e Restauração, com diagramação e projeto gráfico de Anna Warzynski. 

Publicidade

Os registros visuais abrangem diversas áreas do conhecimento: antropologia, arqueologia, botânica, zoologia, etnografia e geologia; registros de expedições da Comissão Rondon; missões etnográficas lideradas pelo pai da radiodifusão brasileira, Roquette Pinto; estudos de anatomia comparada; instrumentos indígenas e mapas históricos.

1:43

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas

Cultura

FotoRio 2025 reúne fotografias de artistas nacionais e internacionais

Os apaixonados por fotografia podem conferir diversas atrações nacionais e internacionais do ramo na edição 2025 do FotoRio, um dos mais importantes festivais de fotografia da América Latina. Par

10 de Outubro, 2025