Filme Malês tem exibição de pré-estreia em Belém nesta terça-feira

Após passagem por vários festivais de cinema e exibições especiais em cidades como Brasília e Rio de Janeiro, o filme Malês, do diretor e ator Antônio Pitanga, terá pré-estreia em Belém, Pará, nesta terça-feira (16). A sessão acontece às 19h30, no Cine Líbero, e contará com a presença do cineasta. Os ingressos serão vendidos uma hora antes do início da sessão na bilheteria do cinema

CulturaRádio Agência Nacionalem 16 de Setembro, 2025 13h09m

Após passagem por vários festivais de cinema e exibições especiais em cidades como Brasília e Rio de Janeiro, o filme Malês, do diretor e ator Antônio Pitanga, terá pré-estreia em Belém, Pará, nesta terça-feira (16). A sessão acontece às 19h30, no Cine Líbero, e contará com a presença do cineasta. Os ingressos serão vendidos uma hora antes do início da sessão na bilheteria do cinema. Baseado em fatos históricos, o filme retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil, que ocorreu em 1835, em Salvador, na Bahia.

No centro da história, a atriz Samira Carvalho, interpreta uma jovem mulher muçulmana que é arrancada de sua terra natal na África, no dia do seu casamento. Ela e o noivo são trazidos como escravos para o Brasil e se envolvem com a insurreição. Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, o mês sagrado islâmico. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.

O filme também apresenta ao público nomes reais dos envolvidos na rebelião, entre eles, Pacífico Licutan, interpretado pelo próprio Antônio Pitanga. Licutan foi um dos líderes do levante. Ele reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. Malês estreia em circuito comercial dos cinemas no próximo dia 2 de outubro.

1:46

Publicidade

Comentários

Notícias relacionadas