Uso de guindastes segue liberado no Festival de Parintins

Há poucos dias do início do 58º Festival Folclórico de Parintins, o uso de guindastes pelos bois Caprichoso e Garantido segue autorizado, pelo menos por enquanto. A decisão é do juiz do Trabalho André Luiz Marques Cunha Júnior, que negou o pedido do Ministério Público do Trabalho para suspender os equipamentos alegando o risco à integridade dos trabalhadores. Notícias relacionadas: Hoje é Dia: São João, Festa de Parintins e Parada LGBT+ são destaques. Festival de Parintins é reconhecido patrimônio cultural

CulturaRádio Agência Nacionalem 23 de Junho, 2025 12h06m

Há poucos dias do início do 58º Festival Folclórico de Parintins, o uso de guindastes pelos bois Caprichoso e Garantido segue autorizado, pelo menos por enquanto.

A decisão é do juiz do Trabalho André Luiz Marques Cunha Júnior, que negou o pedido do Ministério Público do Trabalho para suspender os equipamentos alegando o risco à integridade dos trabalhadores. 

O magistrado levou em consideração pareceres técnicos apresentados pelos bois e validados pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas, que não apontaram irregularidades e liberaram o uso, desde que cumpridos todos os requisitos de segurança. 

Publicidade

Nesta segunda-feira (23), o estado do Amazonas deve apresentar um relatório técnico e o Ministério Público do Trabalho deverá se manifestar na terça (24). Na quarta-feira (25), será realizada uma vistoria judicial no bumbódromo. Estarão presentes o juiz, um perito técnico, o Corpo de Bombeiros, representantes dos bois e do Ministério Público do Trabalho.

O laudo da inspeção poderá alterar o cenário. As agremiações devem arcar com os custos do perito e garantir a segurança de todos os envolvidos, incluindo o uso de equipamentos de proteção.

1:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Cultura

Festival de Parintins: Estação da Cultura vai além do boi-bumbá

A Estação da Cultura, uma das principais atrações do Circuito Cultural de Parintins no período do Festival, abre nesta terça-feira sua programação oficial. Até o próximo dia 29 de junho, úl

24 de Junho, 2025